terça-feira, 15 de março de 2011

Brasil mundo a fora.

O Centro Europeu é um dos quatro finalistas do World Gourmand Cookbook Awards 2010, na categoria Melhor Livro de Cozinha Italiana do Mundo. Realizado em Paris desde 1995, o concurso premia os melhores livros de gastronomia do mundo, reunindo editoras de 154 países.
A escola curitibana que foi campo de estudo para muitos chefes de cozinha, incluindo o Chef  Lucio Costa,  foi indicada pela publicação do livro Cozinha Italiana - O Melhor de Cada Região, produzido e editado pela instituição como material didático para os cursos de Chef de Cuisine e Especialização em Cozinha Italiana. O evento de premiação foi realizado no  dia 3 de março, no histórico teatro "Les Folies Bergère", em Paris. Entre os mais de 1.000 convidados, oriundos de 57 países, estará Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu e responsável pela coordenação da obra.

O livro Cozinha Italiana – O Melhor de Cada Região, aborda as peculiaridades de uma das culturas gastronômicas mais tradicionais do mundo, revelando as influências e os principais aspectos, preparos e técnicas culinárias das regiões mais significativas da gastronomia Italiana. Entre os envolvidos na produção da obra estão grandes nomes da gastronomia brasileira, entre eles os chefs Enzo Ambrosetti, Manu Buffara, Mauro Poddesu, Sandro Duarte e Solange Schneider.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ahhh o Carnaval...

Estamos na semana pré carnaval.
Malas prontas, confetis e serpentinas comprados, mil planos na cabeça e folia.. aí estamos nós.
Com toda essa animação as pessoas acabam se esquecendo da alimentação durante o Carnaval.
Bebidas, comidas, gasto energético, exposições ao sol e poucas horas de sono podem agredir de forma cruel o nosso organismo.
Então, para garantir um corpo e mente saudáveis e poder aproveitar o máximo o Carnaval vamos ver algumas dicas para que tudo saia como o planejado:

  • Antes das festas a alimentação deve ser a balanceada, baseada em frutas, legumes, verduras e carne branca.
  • Nos dias de folias acrescente no cardápio um leve reforço de carboidratos, massas com molho de tomate, batatas e arroz integral
  • Lembre-se de sempre tomar muita água para não desidratar o corpo.
Para que seu carnaval seja bem aproveitado aproveite essa receita de Carpaccio!!
Você também pode saborear um delicioso Carpaccio na Spedini Trattoria Expressa.



Carpaccio com folhas verdes:


- 200 g Carpaccio em lâminas
- 30 g Alcaparras
- 4 colheres (chá) de azeite
- 2 colheres (chá) de mostarda
- 100 g Parmesão
- 4 colheres (chá) de suco de limão
- sal e pimenta a gosto
- Alface, rúcula, agrião (salada de folhas) a seu gosto

Modo de preparo:
Corte o carpaccio em lâminas, caso não tenha comprado cortado.
Monte o Carpaccio nos pratos, juntamente com a salada no centro do prato.

Reserve.
Molho:Em um recipiente misture o azeite, a mostarda, o limão, o sal e a pimenta, e regue sobre o Carpaccio e a salada. Espalhe o parmesão e as alcaparras sobre o Carpaccio. Sirva como entrada.
Agora é só aproveitar a dica da Spedini Trattoria Expressa e curtir o carnaval!!